A Paz, virtuosas!
Queiramos ou não, nossa fama corre longe e os que a ouvem, vêm conferir. Estamos sempre provocando surpresas nos outros. O que somos, ou supera o que pensam de nós ou fica aquém. Há sempre alguém olhando para nós. Os que têm contato diário conosco falam a nosso respeito, comentando até mesmo um corte de cabelo que fizemos.
Conforme o comentário que é feito, os que ouvem, muitas vezes vêm conferir. Bem ou mal, coisas boas ou ruins, a verdade é que falam a nosso respeito. Até a roupa que vestimos desperta a atenção de alguém que logo faz um comentário. Quando surgem muitos comentários a nosso respeito é natural que as pessoas fiquem interessadas em nos conhecer, nos ver.
"A rainha de Sabá viajou uma grande distância para ver Salomão e viu também tudo que se relacionava a ele, com a sua vida e com a sua casa, o que a deixou impressionada. Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou dora de si." (1 Reis 10:4-5)
Meditando nesse texto, senti temor, porque o mesmo que a rainha de Sabá observou na vida de Salomão, os outros podem observar em nós. Ela observou a sabedoria de Salomão (1 Reis 10:1-3); A casa de Salomão - como está a sua casa? Vive bagunçada, ninguém pode chegar de repente que você passa vergonha? A casa diz muito a respeito do dono - Salomão mostrou a casa que edificou. A comida - que impressão tem as pessoas que comem em nossa casa? A Bíblia não conta que a rainha de Sabá tenha se impressionado com as pedras da coroa, nem com o trono, mas ela se impressionou com a comida. Existem pessoas que não tem zelo ao preparar uma comida, o alimento não precisa ser sofisticado, mas precisa ser saboroso, feito com carinho, a atitude que faz a diferença. Ela observou também a autoridade; prestou atenção ao lugar que ocupavam os oficiais e notou o tratamento que uns davam aos outros. Como funciona o exercício de autoridade na sua casa? Respeito é muito importante. Há respeito dos filhos pela mãe e pelo pai? Respeito do marido pela esposa e esposa pelo marido? Os filhos precisam ver autoridade no lar. Há lares em que todos desfilam com roupa de dormir transparentes, sensuais. Saem do banheiro, enrolados na toalha na frente da secretária do lar, por exemplo, demonstrando falta de respeito uns pelos outros. A rainha de Sabá observou o serviço dos criados e a educação deles. Às vezes as pessoas que trabalham pra nós, são mal educadas, indelicadas, atendem ao telefone com grosseria, não anotam recados, e isso prejudica a nossa imagem. Ela olhou a postura dos criados, como eles se portavam dentro daquela casa. É terrível alguém que visita nossa igreja ser maltratado. Quando as pessoas vêm de outro Estado, cidade ou bairro visitar a Getsêmani, vêm com a imagem que lhes contaram lá fora.
Os trajes também foram observados pela rainha - quem nos visita observa a nossa roupa, observa se são trajes descentes ou não. É desagradável para o pastor ouvir alguém dizer que mulheres de sua igreja usam roupas sensuais demais, que desfilam pelos corredores do templo rebolando, porque sabem que chama a atenção. Ela prestou atenção no local de adoração - Quando alguém entra em sua casa, você diz onde ora?
As pessoas precisam ver Jesus em nós, nas nossas atitudes. O Senhor Jesus disse: "Aquele que quer vir após mim mim, negue-se a si mesmo e siga-me". Muitas vezes é necessário negarmos a nós mesmos, para seguirmos a Jesus. Não quero jamais subir ao púlpito para pregar coberto de vergonha. Se você tem sido negligente na sua conduta como homem, como mulher de Deus, tome uma decisão permanente de agir diferente e glorificar ao Senhor por meio da sua vida. Estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas e podem estar falando de você bem ou mal!
Pr. Jorge Linhares
É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)
terça-feira, 17 de setembro de 2013
domingo, 1 de setembro de 2013
A mãe de Tiago e João
Olá, virtuosas, a Paz!
Como estão?!
Estudo de hoje:
Como estão?!
Estudo de hoje:
A mãe de Tiago e João
Uma boa mãe sempre quer o melhor para seus filhos - isso significa que ela os ama, cuida deles e defende seus interesses. Mas será que até as boas mães podem ultrapassar os limites? Presumir, por exemplo, que o filho nunca seria mau oi que nunca começaria uma briga? Pensar que o filho amado nunca mentiria? Acreditar que ele merece realmente ser escolhido para o time de basquete no lugar daquele outro garoto? Disputar o favoritismo (especialmente entre os filhos) pode ser muito perigoso. Isso significa que, numa família, um filho pode receber mais punição do que outro por instigar problemas. Quem é o favorecido? É fácil dizer - a criança que está com o sorriso maldoso dizendo ao outro "Eu te disse". Ele pensa que conseguiu porque a mãe gosta mais dele; assim, nunca vai ter problemas, não importa o que faça.
A mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, não parou com a disputa pelo favoritismo mesmo quando os filhos se tornaram adultos. Ela os levou consigo até Jesus com um pedido especial: "Ele perguntou-lhe: Que queres? Ela respondeu: Permite que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino (Mateus 20:21). Aquela foi uma jogada audaciosa. Basicamente, ela estava dizendo: "Meus filhos são tão bons que deveriam ser príncipes quando o Senhor for rei, Jesus. Então todos poderão ver que ótimos meninos eu criei".
Sabe como Jesus respondeu? Dizendo: "Não sabeis o que pedis" (Mateus 20:22). Jesus sabia o que essa mãe e seus filhos desconheciam: aquela posição não vem através do favoritismo, mas pela conquista. E somente Deus pode tomar tal decisão.
Esta mãe não causou apenas impacto com aquele apelo, também provocou discórdia entre seus filhos e os outros dez discípulos, que ficaram aborrecidos pelo fato de Tiago e João estarem lutando por uma posição de destaque.
Jesus teve de conversar com eles para lhes apresentar a perspectiva correta. "E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo" (Mateus 20:27). Jesus estava dizendo, sem rodeios, que as posições terrenas não são importantes; é a atitude do seu coração que Deus contempla. E o Senhor deseja que sejamos humildes, buscando o melhor para Ele, acima do nosso próprio bem.
E você? Faz esse jogo? Mostra mais respeito ao seu patrão do que aos seus colegas de trabalho? Frequenta uma certa igreja porque lá estão "as pessoas do seu nível"? Favorece um membro da sua família mais do que a outro, crendo que aquela pessoa tem prioridade no caso de uma disputa?
Jesus deixou claro que nenhum tipo de favoritismo é aceitável em seu Reino. Então, em vez de favorecer outras pessoas, como você deve agir?
Seja objetiva, vendo a situação e a pessoa em suas perspectivas verdadeiras.
Dê crédito quando este é merecido, sem favorecer ninguém. Tente animar aquela pessoa que está nos "bastidores", sem forçá-la a pensar que está sob um falso holofote. Este é o modo de Deus - o único modo.
Para saber mais a respeito da mãe de Tiago e João, leia Mateus 20:20-28.
Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.
Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.
Assinar:
Postagens (Atom)