Páginas

É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)

domingo, 24 de novembro de 2013

Aquilo que você não vive sem, é o que você idolatra

A Paz, virtuosas!!

Tem um tempo que não posto no Blog, mas aos poucos retorno a ele.

Hoje a mensagem é algo que o Senhor Jesus me permitiu escrever, que esta mensagem possa alcançar seus corações, e que caia como semente em solo fértil, dando frutos, em nome de Jesus.


Aquilo que você não vive sem, é o que você idolatra

Significado de idolatria no sentido figurado pode ser considerado como "amor exagerado".
Sinônimos: adoração, amor, culto, paixão e veneração.

Então faço uma pergunta:
O que em nosso dia a dia não podemos viver sem? Que não conseguimos deixar de lado? Que carregamos ou fazemos a todo tempo?
Seria um celular? um jogo (seja ele eletrônico ou um jogo de futebol)? Uma banda? Um cantor ou cantora? O namorado ou namorada? Esposa ou marido? Filhos? Novelas? Facebook/twiter... e etc. Podem ser tantas coisas!

Mas fica outra pergunta:
Nosso amor por Deus é maior do que os itens mencionados ou não mencionados?
Há para com Ele um Amor verdadeiro, maior do que tudo?

Não devemos ser mais dedicados a alguma coisa do que a Deus:
Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. (Deuteronômio 4:23)
Damos lugar à idolatria quando nos esquecemos de Deus:
Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida.
E converteram a sua glória na figura de um boi que come erva.
Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito,
Maravilhas na terra de Cão, coisas tremendas no Mar Vermelho. (Salmos 106:19-22)
Um exemplo simples:
Quando a família está reunida em casa, tranquilos, a esposa na frente da TV, pois não perde um dia de todas as novelas, o marido não perde um dia de futebol (não interessa se é o time dele quem está jogando, ele quer ver os jogos), o filho passa o resto do dia após chegar da aula no computador (provavelmente Facebook ou jogos), a filha pode também passar o dia no computador ou não desgrudar do celular falando com a amiga e ou namorado.
Então, nesta rotina de coisas de cada um, pode-se dizer que são idólatras?
Que dão mais atenção, ou valorizam mais estas coisas do que a Deus?

E sabemos que o Espírito Santo do Senhor nos mostra, Ele fala conosco enquanto estamos fazendo estas coisas, mas, acabamos fingindo que não ouvimos nada.
É possível identificar isto, quando estamos realizando uma destas atividades, temos os seguintes pensamentos: "Nossa, to perdendo tempo vendo isso, enquanto poderia tá lendo a Bíblia", ou, "Que vontade de orar agora"... e pensamos: "Há, faço isso depois". E esse depois acaba passando para o outro dia, que passa para o outro... que vai passando, e Deus ficando cada vez mais longe de nós.
Os Cristãos não podem servir tanto a Deus quanto as coisas do mundo:
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Lucas 16:13)
Devemos vigiar e ficar sempre atentos aos mínimos detalhes, como:
A pessoa que gosta de um cantor - exemplo: Aline Barros - vai em todos os shows, sabe todas as músicas, sabe onde estará a cada final de semana, sempre atenta a agenda do cantor, mas, e Jesus?
A pessoa não vai aos cultos direito, quando vai fica disperso, conversando, não sabe o que Ele gosta, o que Ele não aprova, não canta para Ele com a mesma empolgação e amor que canta nos shows do seu cantor favorito, nem mesmo levanta uma mão para adorá-lo.
Não devemos ter outros deuses:
Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3)
Infelizmente, há ainda, pessoas que colocam seus pastores acima de Jesus, o idolatram, se ele faz uma oração por algo pela pessoa e esta oração é respondida, a pessoa esquece que seu pastor foi uma ferramenta de Deus para tal, dá a honra para ele, glorifica ao seu pastor.
Mas Deus nos fala:
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Isaías 42:8)
Devemos dedicar o nosso coração a Deus:
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. (Josué 24:14)
Buscar segurança em Deus:
Contudo vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses; pelo que não vos livrarei mais.
Ide, e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo do vosso aperto.
Mas os filhos de Israel disseram ao Senhor: Pecamos; faze-nos conforme a tudo quanto te parecer bem aos teus olhos; tão-somente te rogamos que nos livres nesta vez.
E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor; então se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel. (Juízes 10:13-16)
Que possamos identificar o que ou a quem estamos idolatrando, dedicando mais tempo a isto do que a Deus, do que a Jesus.
Devemos ter mais intimidade com Ele, buscá-lo a todo momento, se necessário for, fazer um jejum de algo que goste muito, para que assim, comece a ser quebrado este mal.

Toda honra e toda glória sejam dadas somente a Ele, devemos amar acima de todas as coisas o nosso Deus, ao nosso Senhor Jesus Cristo.

E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém. (Salmos 72:19)
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. (Judas 1:25)
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. (2 Timóteo 2:21)
Amém!

Obrigada Senhor Jesus por me permitir escrever esta palavra, sei que não fui eu, mas sim o Senhor, por isto, toda honra e toda glória sejam dadas somente a ti.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Estão falando de VOCÊ!

A Paz, virtuosas!

   Queiramos ou não, nossa fama corre longe e os que a ouvem, vêm conferir. Estamos sempre provocando surpresas nos outros. O que somos, ou supera o que pensam de nós ou fica aquém. Há sempre alguém olhando para nós. Os que têm contato diário conosco falam a nosso respeito, comentando até mesmo um corte de cabelo que fizemos.
   Conforme o comentário que é feito, os que ouvem, muitas vezes vêm conferir. Bem ou mal, coisas boas ou ruins, a verdade é que falam a nosso respeito. Até a roupa que vestimos desperta a atenção de alguém que logo faz um comentário. Quando surgem muitos comentários a nosso respeito é natural que as pessoas fiquem interessadas em nos conhecer, nos ver.

   "A rainha de Sabá viajou uma grande distância para ver Salomão e viu também tudo que se relacionava a ele, com a sua vida e com a sua casa, o que a deixou impressionada. Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou dora de si." (1 Reis 10:4-5)
   Meditando nesse texto, senti temor, porque o mesmo que a rainha de Sabá observou na vida de Salomão, os outros podem observar em nós. Ela observou a sabedoria de Salomão (1 Reis 10:1-3); A casa de Salomão - como está a sua casa? Vive bagunçada, ninguém pode chegar de repente que você passa vergonha? A casa diz muito a respeito do dono - Salomão mostrou a casa que edificou. A comida - que impressão tem as pessoas que comem em nossa casa? A Bíblia não conta que a rainha de Sabá tenha se impressionado com as pedras da coroa, nem com o trono, mas ela se impressionou com a comida. Existem pessoas que não tem zelo ao preparar uma comida, o alimento não precisa ser sofisticado, mas precisa ser saboroso, feito com carinho, a atitude que faz a diferença. Ela observou também a autoridade; prestou atenção ao lugar que ocupavam os oficiais e notou o tratamento que uns davam aos outros. 
Como funciona o exercício de autoridade na sua casa? Respeito é muito importante. Há respeito dos filhos pela mãe e pelo pai? Respeito do marido pela esposa e esposa pelo marido? Os filhos precisam ver autoridade no lar. Há lares em que todos desfilam com roupa de dormir transparentes, sensuais. Saem do banheiro, enrolados na toalha na frente da secretária do lar, por exemplo, demonstrando falta de respeito uns pelos outros. A rainha de Sabá observou o serviço dos criados e a educação deles. Às vezes as pessoas que trabalham pra nós, são mal educadas, indelicadas, atendem ao telefone com grosseria, não anotam recados, e isso prejudica a nossa imagem. Ela olhou a postura dos criados, como eles se portavam dentro daquela casa. É terrível alguém que visita nossa igreja ser maltratado. Quando as pessoas vêm de outro Estado, cidade ou bairro visitar a Getsêmani, vêm com a imagem que lhes contaram lá fora.
   Os trajes também foram observados pela rainha -  quem nos visita observa a nossa roupa, observa se são trajes descentes ou não. É desagradável para o pastor ouvir alguém dizer que mulheres de sua igreja usam roupas sensuais demais, que desfilam pelos corredores do templo rebolando, porque sabem que chama a atenção. Ela prestou atenção no local de adoração - Quando alguém entra em sua casa, você diz onde ora?
   As pessoas precisam ver Jesus em nós, nas nossas atitudes. O Senhor Jesus disse: "Aquele que quer vir após mim mim, negue-se a si mesmo e siga-me". Muitas vezes é necessário negarmos a nós mesmos, para seguirmos a Jesus. Não quero jamais subir ao púlpito para pregar coberto de vergonha. Se você tem sido negligente na sua conduta como homem, como mulher de Deus, tome uma decisão permanente de agir diferente e glorificar ao Senhor por meio da sua vida. Estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas e podem estar falando de você bem ou mal!
                                                                                                                           Pr. Jorge Linhares

domingo, 1 de setembro de 2013

A mãe de Tiago e João

Olá, virtuosas, a Paz!
Como estão?!

Estudo de hoje:

A mãe de Tiago e João
Uma boa mãe sempre quer o melhor para seus filhos - isso significa que ela os ama, cuida deles e defende seus interesses. Mas será que até as boas mães podem ultrapassar os limites? Presumir, por exemplo, que o filho nunca seria mau oi que nunca começaria uma briga? Pensar que o filho amado nunca mentiria? Acreditar que ele merece realmente ser escolhido para o time de basquete no lugar daquele outro garoto? Disputar o favoritismo (especialmente entre os filhos) pode ser muito perigoso. Isso significa que, numa família, um filho pode receber mais punição do que outro por instigar problemas. Quem é o favorecido? É fácil dizer - a criança que está com o sorriso maldoso dizendo ao outro "Eu te disse". Ele pensa que conseguiu porque a mãe gosta mais dele; assim, nunca vai ter problemas, não importa o que faça.

   A mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, não parou com a disputa pelo favoritismo mesmo quando os filhos se tornaram adultos. Ela os levou consigo até Jesus com um pedido especial: "Ele perguntou-lhe: Que queres? Ela respondeu: Permite que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino (Mateus 20:21). Aquela foi uma jogada audaciosa. Basicamente, ela estava dizendo: "Meus filhos são tão bons que deveriam ser príncipes quando o Senhor for rei, Jesus. Então todos poderão ver que ótimos meninos eu criei".
   Sabe como Jesus respondeu? Dizendo: "Não sabeis o que pedis" (Mateus 20:22). Jesus sabia o que essa mãe e seus filhos desconheciam: aquela posição não vem através do favoritismo, mas pela conquista. E somente Deus pode tomar tal decisão.
   Esta mãe não causou apenas impacto com aquele apelo, também provocou discórdia entre seus filhos e os outros dez discípulos, que ficaram aborrecidos pelo fato de Tiago e João estarem lutando por uma posição de destaque.
   Jesus teve de conversar com eles para lhes apresentar a perspectiva correta. "E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo" (Mateus 20:27). Jesus estava dizendo, sem rodeios, que as posições terrenas não são importantes; é a atitude do seu coração que Deus contempla. E o Senhor deseja que sejamos humildes, buscando o melhor para Ele, acima do nosso próprio bem.


   E você? Faz esse jogo? Mostra mais respeito ao seu patrão do que aos seus colegas de trabalho? Frequenta uma certa igreja porque lá estão "as pessoas do seu nível"? Favorece um membro da sua família mais do que a outro, crendo que aquela pessoa tem prioridade no caso de uma disputa?
   Jesus deixou claro que nenhum tipo de favoritismo é aceitável em seu Reino. Então, em vez de favorecer outras pessoas, como você deve agir?
   Seja objetiva, vendo a situação e a pessoa em suas perspectivas verdadeiras.
   Dê crédito quando este é merecido, sem favorecer ninguém. Tente animar aquela pessoa que está nos "bastidores", sem forçá-la a pensar que está sob um falso holofote. Este é o modo de Deus - o único modo.

Para saber mais a respeito da mãe de Tiago e João, leia Mateus 20:20-28.

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

sábado, 31 de agosto de 2013

Questões Pessoais: amizades.

Olá, virtuosas!
A Paz.

Estudo de hoje:

"Devo manter amizade com não-crentes? Nesse caso, como evitar o mau testemunho?"
Ame seu próximo - mas ame a Deus em primeiro lugar.

Como uma atarefada mulher moderna, frequentemente você amplia os próprios limites com relação ao tempo e aos relacionamentos. Os amigos, as vezes, são deixados no fundo do baú (a menos que você os veja regularmente, como parte de uma programação). Se você for cristã , é provável que passe a maior parte do tempo com outros cristãos - e isso é bom porque eles a ajudam a crescer no comprometimento e na fé.

Mas que tal passar algum tempo com não-crentes? Algumas vezes você terá de agir intencionalmente a respeito das suas amizades. Isso significa dizer "Olá" para aquela mulher que corre no parque todas as terças; convidar uma nova colega de trabalho para almoçar fora; bater à porta da vizinha e oferecer bolinhos que você acabou de fazer.

Jesus amava pessoas e você também deve amá-las: "Amarás teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39). Mas Ele deixou claro também qual deveria ser nossa prioridade como cristãos: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração" (Mateus 22:37).

Então, quando você conhecer não-crentes, seu objetivo não deverá ser apenas "amá-los" e travar amizades com eles, mas apresentá-los ao melhor Amigo que poderiam ter - Jesus!

Veja mais sobre o mesmo tema em Obadias 10-14; Romanos 3:9-20.

Vale a pena lembrar:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o pensamento (...) Amarás teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37, 39).

Estudo retirada da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O mal que entra pelos olhos!

A Paz mulheres de Deus!



O ser humano tem o dom de achar erros nos outros. Talvez mais uma doença do que um dom, na verdade. Há quem encontre erro até em Deus, como os que acharam defeitos em Jesus quando andou nesta Terra. E foi Ele mesmo Quem nos alertou sobre os perigos desta doença:
Se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Mateus 6.23
Quer dizer, eu posso não saber que você tem maus olhos para comigo. Portanto, seus maus olhos não me afetarão. Mas a você, sim. Como?
Quando temos maus olhos para com alguém, começamos a procurar defeitos nele. A ordem que damos ao nosso cérebro é: “Essa pessoa é má. Encontre provas disso.” Daí começamos a ver tudo mau:
A pessoa chegou atrasada? É preguiçosa.
Chegou cedo? Quer se mostrar para o patrão.
É bonita? Tá se achando. É feia? Bem feito!
Tem dinheiro? É ladrão. Não tem dinheiro? É um zé ninguém.
Faz boas obras? É só para inglês ver. Não faz boas obras? É egoísta.
Destaca-se pelo que faz? Quer aparecer. Não aparece? É um zero à esquerda.
Essa busca por defeitos não tem fim. Você se torna uma pessoa amarga, odienta, rancorosa, cuja língua só tem veneno. Se você tem maus olhos para com alguém, não há como esse alguém lhe agradar. O problema está com você, não com a outra pessoa.
Seu estado é tão sério que as vítimas dos seus olhos maus nem precisam puni-lo, criticar ou se defender. Você já tem a própria punição: a escuridão que há aí dentro de você. Uma raiva que nunca acaba. Uma pessoa amarga que só consegue atrair amigos iguais a você — que odeiam as mesmas pessoas. Um sentimento de que você é o único “perfeito”, mesmo sabendo que tal coisa não existe.
Mas por que você não enxerga isso?
Ah, desculpe a pergunta, me esqueci de que você está na escuridão.

Crédito: 
http://www.bispomacedo.com.br/2013/08/19/o-mal-que-entra-pelos-olhos/

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Salmo 34

A Paz, mulheres abençoadas!

Algum tempo atras sonhei com este Salmo, e cada vez que o leio, ele se adéqua a minha situação!
Então, dou graças ao meu DEUS por todas as coisas.


Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
3Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
4Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
5Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.
6Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
7O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
9Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
10Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará.
11Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
12Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
13Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
14Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
15Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
16A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
17Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
18Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
19Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
20Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
21A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
22O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.
Obrigada meu PAI.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vida de Solteira

A Paz, amadas!!


Qual é a melhor maneira de me relacionar com minhas amigas casadas? (Efésios 5:1-5)
Jamais paquere o marido da sua amiga, não há desculpas para isso.

   As ordens de Paulo são contra toda a cultura que nos é apresentada na TV, nas revistas, no rádio e na sala de aula. Não devemos nem mesmo, insinuar coisas sujas e temos de abandonar as práticas imorais (Efésios 5:3-4). Para cristãs solteiras, essa é uma elevada norma de vida - principalmente devido a tremenda pressão para a promiscuidade sexual que têm de enfrentar.
   Isso não quer dizer que você não possa conviver com homens casados; seria preciso deixar o planeta para que isso acontecesse! Mas não deve seguir o exemplo das mulheres apresentadas em programas de televisão e revistas de moda que, intencionalmente, sugerem comportamentos sensuais ou usam roupas provocantes para atrair a atenção dos homens. Esse comportamento não é a maneira de amar que Cristo demonstrou.
   Como você se porta com o marido de sua amiga? Um bom teste é perguntar-se se você o trata da mesma maneira que gostaria que outras mulheres tratassem seu marido. No mundo de hoje, a maioria das pessoas não vê problema em "flertar", e nem mesmo em ser infiel. Mas a Bíblia diz que tudo que você faz é importante para Deus - Ele deseja que você reflita os padrões divinos na maneira como conduz todos os seus relacionamentos.
   Uma boa coisa para se lembrar é que, embora sendo solteira, você é cada - com Cristo! Ele demonstrou-lhe um amor tão puro e verdadeiro (Efésios 5:1, 2) que essa experiência deveria levá-la a desejar agradá-lo em todas as áreas de sua vida.

Veja mais sobre o mesmo tema em Romanos 15:1-6; 1 João 4:7-12.

Vale a pena lembrar
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos. (Efésios 5:1-3).

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Casamento

A Paz, mulheres de Deus!
Como aprender a perdoar meu marido quando ele não pede perdão? (Efésios 2:14-18) Deixe Jesus ajudá-la a derrubar as paredes da discórdia. 
     Você sabia que Jesus a considera sua noiva? Nas escrituras, principalmente no Velho Testamento, Deus usou a analogia do casamento para descrever a aliança feita entre Ele e seu povo.
    E, da mesma forma que Deus não esperou que você fosse até Ele para perdoar seus pecados, você pode perdoar seu marido mesmo antes de ele estar verdadeiramente arrependido. Deus sabia que seu pecado não permitiria que você tomasse a iniciativa de voltar para Ele. Então de forma graciosa, deu o primeiro passo.
     Quando você está lutando para encontrar um espaço em seu coração para perdoar seu marido (que não de arrependeu) pense em tudo que Deus fez para perdoá-la. Ele permitiu que seu Filho morresse em seu lugar, para que fosse salva pela sua graça (Efésios 2:14, 15). O que é o perdão humano, comparado a esse sacrifício?

    Veja mais sobre o mesmo tema em Jeremias 33:1-9; 1 Pedro 3:8-15.

Vale a pena lembrar:
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito (Efésios 2:18).

Desafio de hoje:
O que precisa fazer para derrubar as barreiras que impedem você de perdoar seu marido?

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Glória a Deus.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vida Espiritual: Como devo orar?

A Paz, virtuosas!

Estudo de hoje: 

Como devo orar? (2 Reis 19:14-19)                                                                               Seja específica quando fizer seus pedidos. 
     Ezequias estava com problemas. Ele era o rei da nação de Judá (as duas tribos do sul).
As outras dez tribos tinham sido  conquistadas pelos violentos assírios. Agora, vinte anos mais tarde, o rei assírio estava acampado bem próximo aos muros de Jerusalém, ameaçando destruir a cidade e levar o povo cativo. Ele até enviou uma carta a Ezequias avidando-o que Deus não seria capaz de ajudá-los.
    Ezequias estava em grande aflição. Assim, levou consigo a carta ao templo, até a presença de Deus. Ele pediu ao Senhor o livramento de Judá para que as nações à a sua volta pudessem ver a grandeza de Deus. O Senhor respondeu à oração e salvou Judá dos assírios.
    Essa história nos revela duas coisas importantes a respeito da oração.
   Primeiro, Deus quer ouvir pedidos específicos. Não tenha medo de pedir que Ele cuide de cada problema ou dificuldade que esteja atacando você. Peça ao Senhor que tome conta de cada uma delas.
   Segundo, Deus sempre zelará pelo nome dele. Em vez de solicitar que Deus atenda aos seus desejos egoístas, peça que demonstre aos outros o quanto é grande. Rogue para que a ação dele em sua vida seja uma vitrine do poder e da justiça de Deus àqueles que ainda não o conhecem.

    Veja mais sobre o mesmo tema em 2 Samuel 7:18-29; 2 Coríntios 6; 7; Neemias 1; Salmo 85; Lamentações 5; Mateus 6:5-15; Atos 4:23-31.

Vale a pena lembrar:
Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, sê servido de nos livrar da sua mão; assim, saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus (2 Reis 19:19).

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Glória a Deus!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Vida Espiritual - Oração

A Paz, virtuosas!!
Será que a oração faz realmente alguma diferença? (2 Coríntios 12:6-10)                                          Deus sempre responde aos seus pedidos. 
     Alguma vez, você orou, orou e orou por algo que pensava ser realmente necessário - e sentiu que Deus não estava lhe dando atenção? Isso aconteceu com Paulo.
     Paulo sofria demais com alguma doença, um "presente" de algum dos anjos de satanás. Então ele orou pedindo que Deus o aliviasse de seu sofrimento. Não conhecemos o tipo de sofrimento, mas deve ter sido muito difícil.
      Paulo  não era isento de dificuldade e continuava pedindo a Deus que o livrasse desse mal. Mas, através de sua experiência em orar e confiar, Paulo aprofundou-se  na apreciação do cuidado soberano de Deus, em todo aspecto de sua vida (2 Coríntios 12:8-10). Ele podia até mesmo aceitar essa fraqueza porque ela revelava o poder de Deus.
       A oração faz toda a diferença neste mundo. Dá a você a possibilidade de se entregar nas poderosas  mãos de Deus. "Oração não respondida" não existe. Deus responde a todos os seus pedidos com um "sim" ou um "não". Ele é seu Pai amoroso e sábio; confie nele para dar-lhe o  melhor - mesmo quando você não sabe o que é esse "melhor". A oração não  muda Deus, mas aquele que ora.

     Veja mais sobre o mesmo tema em 2 Coríntios 20:1-30; Jeremias 21:1-10; Mateus 7:7-12; Lucas 18:1-8.

Vale a pena lembrar:
Mas ele disse-me: Minha graça te basta, porque meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2 Coríntios 12:9).

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Glória a Deus!!!

domingo, 11 de agosto de 2013

Versículo do dia!

Bom dia, virtuosas.
A Paz!


Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:10
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
(2 Coríntios 12:10)


Obrigado por tudo, SENHOR!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Respostas e perguntas acerca do Casamento

Boa tarde, mulheres de Deus!
A Paz.

Hoje postarei o capítulo 7 do livro de 1 Coríntios, onde nele Paulo fala acerca do Casamento.



Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.
Cada um fique na vocação em que foi chamado.
Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.
Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.
Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.
Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.
Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.
Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;
E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;
E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.
E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.
E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.
Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.
Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.
De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.
A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o Espírito de Deus.
                                                                                                                        (1 Coríntios 7:1-40)

Glória a Deus!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Versículo do dia

Bom dia, virtuosas!!
A Paz!


Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

(Efésios 2:12-18)


"Mais de Ti e menos de mim SENHOR!"

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pr. Lucinho: Verdades e Mentiras sobre o inferno

A Paz, virtuosas!!


Vamos verdadeiramente seguir ao Senhor, aceita-lo como único Senhor de nossas vidas.

Senhor, que possamos servi-lo verdadeiramente, crê somente em TI.

Vida em Família

Bom dia, virtuosas!
A PAZ a todas.


A rebeldia de meu filho me aflige. O que devo dizer a ele? (Provérbios 11:27-31)
Se você procurar encrenca, vai encontrar.

     Há um velho ditado, que ainda é verdade hoje: "Se você procurar encrenca, vai encontrar".
Quando se rebela, em essência você está dizendo: "Não quero nenhuma autoridade sobre mim. Não me importo com nada que os outros digam. Vou fazer as coisas da minha maneira".
    Com esse modo de pensar, não dá para prever em que tipo de encrenca você vai se meter. Pode ser temporária ou permanente. Mas, se você perguntar a qualquer presidiário como se meteu na criminalidade, não há dúvida de que ele dirá que usava palavras semelhantes e está profundamente arrependido.
     É verdade que você se tornará como as pessoas com as quais anda. Então, se procura confusão, e anda com pessoas que são pura encrenca, você será encrenca também.
Felizmente, o inverso também é verdade: para ficar fora de confusão, você terá de encontrar novos amigos que tenham características santas, e não problemáticas.
     Isso pode significar mudar-se para outra cidade e começar uma nova vida, transferir-se da escola e encontrar coisas diferentes para fazer na sexta-feira à noite, em vez de beber e viajar.
     Mas, com a ajuda de Deus, sua determinação e o auxílio de conselheiros maduros, essa mudança  de vida não será apenas possível, mas incrivelmente recompensadora.

Veja mais sobre o mesmo tema em 2 Samuel 15; 18:9-17; Salmos 32; Provérbios 10:17.

Vale a pena lembrar
O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviadas (Provérbios 10:27)

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Glória a Deus!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O que fazer para receber o batismo com o Espírito Santo?

Bom dia, mulheres de Deus!!!

Para alcançar a maior dádiva de Deus, o cristão deve ter o coração livre de qualquer ressentimento



Para receber o batismo com o Espírito Santo, alguns passos precisam ser seguidos: 
1) Ninguém pode encher um copo de água pura enquanto o mesmo estiver sujo. Da mesma forma ninguém pode receber o Espírito Santo enquanto tiver no seu corpo qualquer outro espírito, quer seja de demônios, quer seja de inveja, contendas, ira, cobiça, fofoca etc;
2) Ninguém pode receber o Espírito de Deus enquanto mantiver no coração mágoa contra outra pessoa. Antes, deve perdoar quem o feriu;
3) Ninguém poderá receber o Espírito da Verdade enquanto andar na mentira. A palavra da pessoa deve ser sim ou não;
4) Ninguém poderá receber o Espírito Santo enquanto os seus pensamentos estiverem envolvidos com outras coisas deste mundo;
5) O candidato ao batismo deve ter certeza da inexistência de algo que o acuse diante de Deus; caso contrário, deve confessá-lo com os seus lábios ao Senhor Jesus e Lhe pedir o perdão; 
6) O candidato deve começar a louvar ao Senhor Jesus com a boca (não mentalmente), dizendo-Lhe do seu sentimento para com Ele, isto é, que O ama; que O adora; que Ele é a Pessoa mais importante na sua vida e que está pronto para fazer a Sua santa vontade;
7) Não interromper os louvores ao Senhor com pedidos de cura, libertação ou qualquer outra coisa;
8) É comum, nesse momento, a pessoa sentir coceira, ouvir algum barulho ou algo que tente interromper o seu louvor ao Senhor Jesus. Isso acontece porque está chegando próximo o recebimento do batismo com o Espírito Santo, e o diabo tentará fazer a pessoa desviar a sua atenção, para que perca a grande bênção. A pessoa deve continuar louvando de todo o coração, cada vez mais forte, sabendo que o Senhor Jesus estará nesse momento aspirando o seu louvor como um bom perfume. O alimento de Deus é o nosso louvor; 
9) De repente a pessoa sentirá uma alegria que irá aumentando gradativamente até haver um gozo inexplicável sentido no corpo; daí o seu linguajar passará a ser bem diferente. 
A pessoa não entenderá nada; mesmo assim, continuará a falar estranhamente e não sentirá vontade de parar mais. Estará selada e batizada com o Espírito Santo! 
Não há razão para ter medo! O próprio Senhor Jesus disse que se o filho pedir ao pai um pedaço de pão, não receberá uma pedra (Lucas 11.9-13). Da mesma forma, se nós, filhos de Deus, pedirmos o Espírito Santo, Ele jamais permitirá que recebamos um outro espírito. 
Retirado do Livro “Estudos Bíblicos”, do bispo Macedo

domingo, 4 de agosto de 2013

Testemunho de vida: Bianca Toledo

Bom dia, virtuosas!!

Ontem, ouvindo a Rede Super (Digo ouvindo, porque mesmo sendo de Belo Horizonte, onde está a emissora da Igreja Batista da Lagoinha, o sinal de TV simplesmente não chega..rssssssss), então eu estava ouvindo, quando começou o testemunho da Bianca Toledo.
Sem vê-la, eu imaginava tudo o que ela estava contando, e sem ver eu pude crer, e hoje procurei o testemunho e pude ver as fotos da Bianca enquanto estava enferma.. e posso dizer: O SENHOR É FIEL, e o Espírito Santo é TREMENDO!!!

Vejam o testemunho deste milagre de Deus.
Obrigada Senhor Jesus!!



GLÓRIA A DEUS.. TODA A HONRA E TODA GLÓRIA SEJAM PARA O SENHOR!

https://www.facebook.com/biancatoledo.com.br
http://www.biancatoledo.com.br/

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sete dicas para receber o Espírito Santo

A Paz, virtuosas.

Tânia Rubim orienta como receber a maior dádiva de Deus




Algumas pessoas me procuram querendo saber como agir para receber o Espírito Santo. Abaixo, seguem alguns passos a tomar para alcançar essa dádiva, mas faça o melhor de si, pois Deus é o mais interessado que você receba o batismo com o Espírito Santo:

1-Abandone tudo que desagrada a Deus, tudo que vai contra a Sua Palavra. Esqueça seu passado, não se condene pelos erros que você já cometeu, nem pense que você não é merecedor;

2-Se arrependa e tome a decisão de se batizar nas águas, para assim começar uma nova vida com Deus;

3-Se afaste de amizades que prejudicam a sua fé, que influenciam você de uma maneira negativa, que te levam a fazer ou falar coisas que vão contra a vontade de Deus;

4-Conviva o máximo que possa com pessoas da mesma fé, que vão ajudá-la espiritualmente a se aproximar mais de Deus;

5-Busque sem desistir, mostre para Deus que Ele é o primeiro em sua vida e que você quer receber o Espírito Santo mais do que qualquer outra coisa;

6-Faça um propósito espiritual neste sentido, como jejum, oração de madrugada, algo que mostre para Deus que você está realmente interessado em recebê-lo;

7-Saiba que Deus quer que sejamos Suas testemunhas para que, então, Ele seja glorificado e você viva uma nova vida.

Deus abençoe.

(*)Texto retirado do blog de Tânia Rubim.

Uma amiga improvável: Maria Madalena

A Paz, virtuosas!!

Uma amiga improvável: Maria Madalena.

Um dos aspectos mais intrigantes da vida de Jesus na Terra foi sua amizade com as mulheres. Elas não eram valorizadas naquela cultura. Contudo, Jesus era seguido por mulheres fiéis que eram suas amigas íntimas. Havia um grupo de mulheres que viajava com Ele e os discípulos que os sustentava financeiramente. (Lc 8:1-3). Uma delas era Maria Madalena, de quem Jesus havia expulsado uma casta de sete demônios. Ela não queria ficar longe daquele homem, que a tratara com tanto amor e respeito, por isso viajava com Ele e ajudava a cuidar de suas necessidades materiais. 
     Maria Madalena tornou-se uma das amigas mais fiéis de Jesus.  Ficou ao lado da cruz enquanto Ele morria (João 19:25), assistiu ao seu sepultamento (Mateus 27:61) e retornou ao sepulcro no domingo de manhã para levar especiarias para ungir seu corpo (Marcos 16:1). Quando Maria chegou ao sepulcro e descobriu que a pedra havia sido retirada da entrada, temeu o pior: que ladrões tivessem arrombado o sepulcro e roubado o corpo de Jesus. Nem em seus mais fantásticos sonhos ela poderia ter imaginado a alegria que a esperava. Jesus havia ressuscitado dos mortos! E Ele apresentou-se a ela antes de aparecer a qualquer outra pessoa.
     Ela não o reconheceu de imediato. Talvez a aparência de Jesus tivesse mudado, ou ela não conseguisse enxergá-lo com nitidez por ser ainda bem de manhã. Mas quando Jesus a chamou, com doçura, reconheceu seu Salvador e amigo. Maria respondeu-lhe com ternura  e amor, chamando-o de "Raboni" ou Mestre. Em sua alegria deve ter abraçado Jesus, pois Ele disse: "Não me toques" (João 20:17).
      Talvez isso significasse que ela e outros discípulos  deveriam tornar-se menos ligados à presença física de Jesus, pois Ele voltaria para o céu. Mas Jesus também lhe deu uma incumbência. Como fora a primeira a ver o Cristo ressurreto, era responsabilidade dela proclamar as boas-novas ao resto dos discípulos. Que feliz tarefa"
       O fato de Cristo ter escolhido uma mulher para anunciar mensagens tão importante, numa cultura que não a aceitava como testemunha oficial, revela o valor que Ele atribuíra a Maria. E assim como Maria fez, você também pode se entregar por inteiro a Cristo, em amor, amizade e serviço - pois Jesus vai sempre valorizá-lo e nunca a decepcionará.

       Para saber mais a respeito de Maria Madalena, leia Mateus 27:55 - 28:10; Marcos 15:40 - 16:11; Lucas 8:1-3; 24:9-12; João 19:25-27; 20:11-28.

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Glória a Deus.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Passagem do dia:

A Paz, virtuosas!

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
(João 15:10-18)

Obrigado Senhor Jesus!

Disciplina Espiritual: Oração

Bom dia, virtuosas!
A PAZ!

Hoje vamos aprender sobre oração.

Oração (Joao 15:7)



     A Bíblia nos ensina que Deus já sabe tudo o que necessitamos, antes mesmo que venhamos a pedir (Mt 6:8). Diante dessa verdade, algumas pessoas ficam confusas sobre a razão de orar, afinal, Deus já conhece todas as coisas.
     O principal motivo por que os crentes devem orar é a transformação que a oração provoca em nossas vidas. Ao falar com Deus, começamos a enxergar o mundo com o olhos de Deus e essa visão provoca profundas mudanças em nós.
     Jesus, o próprio Deus encarnado, investia tempo em oração (Mc 1:35). Homens e mulheres que andaram com Deus marcaram a história dedicavam grande parte de seu tempo  em oração. Martinho Lutero declarou: "Tenho tanto o que fazer que não posso prosseguir sem passar três horas diariamente em oração." Mas muitas vezes, essas histórias dos "gigantes da fé", em vez de nos estimular, nos desanimam.
     Investimos um pouco na vida de oração, mas não perseveramos e acabamos nos satisfazendo com a visão fatalista de que "tudo no universo já foi determinado" e vai acontecer, quer oremos, quer não. Outro motivo para nosso fracasso nessa disciplina é nosso desconhecimento da vontade de Deus. Isso nos leva a fazer orações inseguras, indecisas, que terminam com "se for da tua vontade". Não era assim que Jesus, os apóstolos ou os crentes primitivos oravam porque eles tinham tamanha comunhão com o Espírito Santo que sabiam exatamente o que pedir e tinham a certeza de que era a vontade do Pai (Mt 21:22; Jó 14:13-14; 15:7).
     Quando  você ora (da maneira correta), torna-se cooperadora de Deus (1 Co 3:9). E não há nada mais estimulante e relevante do que participar da ação de Deus na vida das pessoas e na história da humanidade! Se você orar, tudo pode ser diferente: na sua vida, no seu relacionamento com o namorado ou cônjuge, na vida de seus filhos, no seu trabalho, na sua igreja e na vida de outras pessoas à sua volta.
     As crianças podem nos ensinar muito sobre oração porque elas têm uma relação franca e direta com os pais e uma maneira simples de falar com eles. Assim deve ser nossa conversa com o Pai: não é preciso usar palavras difíceis ou bonitas, mas é necessário haver sinceridade, humildade e confiança.
     Precisamos nos exercitar na oração para orar com eficácia. O primeiro passo é entender que orar não é falar, falar e falar. Para estar em sintonia com a vontade de Deus é preciso um tempo de reflexão, meditação, silêncio. Se não estivermos sensíveis ao Espírito, corremos o risco de transformar nossas orações em vãs repetições (Mt 6:7). Orar também não é só pedir. A oração envolve adoração, louvor, gratidão, confissão, intercessão e petição. Quando enfatizamos apenas um aspecto, nossa prática fica incompleta e, portanto, ineficaz.
     Talvez você esteja no auge da sua vida de oração e tem aprendido a orar em todo o tempo, sem interromper sua ligação com Deus (24 horas on-line...). Todos que cruzam seu caminho são imediatamente abençoados por sua oração. Você de fato tem andado com o Pai e a cada dia aprofundado sua comunhão com Ele.
    Mas pode ser que se sinta culpada, negligente e incrédula em sua vida de oração. Quando você ora, parece que suas orações não passam do teto. Não desista. Você pode retomar de onde parou. Sua fé, ainda que minúscula, pode realizar grandes milagres. Mas eles só acontecerão, se você orar. Que tal começar agora?
Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Glória a Deus!