Páginas

É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)

sábado, 27 de julho de 2013

Falada na cidade: A mulher de Sicar

A PAZ virtuosas!

Hoje o estudo está no livro de João.

A mulher de Sicar

Quando a mulher samaritana foi tirar água do poço, no dia em que se encontrou com Jesus, ela possuía muitas razões para ter uma baixa auto-estima. Além de ser do sexo inferior (como aquela cultura considerava as mulheres), pertencia também a uma raça inferior (os judeus desprezavam os samaritanos por serem "mestiços"). Além disso, era conhecida por sua manifesta imoralidade. Já havia sido casada cinco vezes e, no momento em que se encontrou com Cristo, estava vivendo com um homem que não era seu marido.

   O fato de a mulher ter decidido tirar água no horário mais quente do dia, em vez de pela manhã, quando o tempo era mais fresco, sugere que talvez estivesse tão deprimida e fechada em si mesma que evitava o contato com aqueles que poderiam desprezá-la.
Por isso, Cristo, demonstrou não possuir essa parcialidade danosa. Ao iniciar uma conversa inteligente, e trata-la como igual, Jesus mostrou que ela era importante.
  Não a tratou como alguém inferior a Ele ou que precisasse ser salva da sarjeta. Pelo contrário, demonstrou apreço pela capacidade da mulher de compreender as verdades espirituais. Ele fez isso por intermédio de uma discussão sobre religião, revelando-lhe verdades que eram, pelo que sabemos, desconhecidas de todos, inclusive dos discípulos (João 4:21-26). Jesus viu além do exterior dela; enxergou a profunda fome espiritual que caracterizava seu coração. E valorizou-a, mesmo conhecendo suas falhas.
   Que maravilha deve ter sido par ela esse primeiro encontro. E que mudança de vida isso provocou! O início de um relacionamento pessoal com Cristo ajudou-a a perceber que os relacionamentos românticos com homens não lhe atribuíram uma identidade. Cristo, porém, a encorajou a fazer uma auto-avaliação realista, ao dar-lhe a oportunidade de encarar seu pecado e sua falha em não ter um relacionamento saudável com homens (João 4:16-18).
    E, então, mostrou-lhe que a verdadeira fonte de sua identidade se encontrava na busca da verdade por intermédio de um relacionamento com Deus (João 4:23-24). Ela não seria mais identificada pelo sexo, raça, estado civil ou carência de um companheiro. Ao colocar sua fé em Jesus, ela percebeu que Ele era o Messias que estivera esperando.
Ela recebeu uma identidade espiritual de ultrapassa todos os outros papéis e relacionamentos.
   Mais tarde, naquele mesmo dia, a mulher samaritana compartilhou a experiência que tivera ao lado de Cristo com as pessoas de sua comunidade. Muitos foram ouvi-lo e também creram em Jesus - fazendo da mulher samaritana umas das primeiras evangelistas do Novo Testamento (João 4:41, 42).

Para saber mais a respeito da mulher samaritana, leia João 4:1-42.

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". (Gênesis 2:23)